Projeto de Aprendizagem: O que é? Como faz?

"Um projeto para aprender vai ser gerado pelos conflitos, pelas perturbações nesse sistema de significações, que constituem o conhecimento particular do aprendiz". (Léa Fagundes, Aprendizes do Futuro)

A Escola Municipal Padre José Dilson Dórea iniciou, neste ano de 2011, o trabalho com Projetos de Aprendizagem. No entanto, o que é o trabalho do P.A.?


Como bem demonstra a tirinha do irônico (e genial) Calvin, os Projetos de Aprendizagem têm como meta suprir as demandas postas pelos educandos. Isto é, essa inovadora proposta de ensino faz com que o próprio aluno seja o protagonista de sua aprendizagem; é ele quem direciona sua pesquisa de acordo com aquilo que lhe instiga a curiosidade. É uma forma de fazer com que o espaço escolar seja melhor aproveitado e que promova, de fato, uma aprendizagem significativa.


Atualmente, o P.A. vem sendo desenvolvido, na E.M. Padre José Dilson Dórea, por três turmas: 602, 604 e 902. Essas mesmas turmas são sub-divididas em três grupos; um grupo fica em sala de aula com o professor-orientador (ou seja, o professor que orienta e supervisiona o trabalho que está sendo elaborado pelo aluno), outro grupo fica na SAI (onde fazem pesquisas referentes ao tema e, posteriormente, onde criarão seus blogs) e o terceiro grupo fica na biblioteca da escola. Vale salientar que esses grupos fazem um rodízio durante a semana, o que faz com que todos passem por todos os espaços citados anteriormente.


Nesta semana os alunos apresentarão os resultados de suas pesquisas na I Feira de Projetos de Aprendizagem e, no próximo semestre, terão ainda mais novidades para nos apresentar!


Nossa escola está BOMBANDO! Fique por dentro!

3 comentários:

  1. A escola vai crescer muito mais do que isso, vai bombar mais ainda!!!
    Continue assim.

    ResponderExcluir
  2. Esse é o nosso Projeto de Aprendizagem também chamado de P.A. esse querido P.A ajuda muito nosso atendimento!!!
    Aluno monitor:Luiz Paulo
    Blog:lpcapoeirista.blogspot.com
    msn:luizpaulo@carvalho.com
    hotmail:carvalholuizpaulo.6@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Deborah como está dinâmica e interativa o blog da sua escola. Fico deslumbrado quando leio cada postagem que vocês vem colocando no decorrer da semana.
    Continue com esse mesmo empenho e dedicação no seu trabalho, pois ele está dando ótimos frutos.
    Thiago AmparO'
    Multiplicador tecnológico do IMERO.

    ResponderExcluir