Desde a sua fundação, a Escola Municipal Padre José Dilson Dórea tem desenvolvido inúmeros projetos. Esses últimos que têm exercido papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem; qualificando a prática docente frente às demandas postas pela realidade dos educandos.
Então, pessoal, este é o espaço onde vamos compartilhar algumas experiências, mostrando o magnífico trabalho dos professores e alunos desta Unidade Escolar.
PROJETO CULTURA AFRO-BRASILEIRA
O projeto de africanidade foi desenvolvido com a finalidade de "favorecer o desenvolvimento da expressão corporal, oral, e cultural dos educandos, através de momentos de interpretação (monólogos), coreografias , músicas, capoeira, poesias e a valorização estética negra, para ampliação dos conhecimentos e de propõe dar e conhecer através de demonstração culturais e de atividades teatrais e de interpretação alguns aspectos importantes do contexto da escravidão negra, ressaltando os valores que impulsionaram e orientaram a sua vida e a formação de sua identidade".
PROJETO CARNAVAL
Este projeto visava "desenvolver o tema Carnaval de forma interdisciplinar e inovadora, aliado aos recursos tecnológicos envolvendo educados e educadores, proporcionando uma nova visão de Carnaval sob prisma distintos".
Com essa diferente abordagem sobre o tema, os educandos puderam ampliar sua visão sobre as diferentes manifestações culturais do carnaval, o que incentivou o desenvolvimento da criatividade e inovação em todos os envolvidos neste processo.
Confiram os vídeos do nosso Carnaval:
PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
O projeto "alimentação saudável" tinha por objetivo "promover a mudança de hábitos alimentares, conscientizando os educandos professores , pais e comunidade sobre a importância de uma alimentação saudável para o melhor desenvolvimento da qualidade de vida, considerando a praticidade e o baixo custo dos alimentos , ao mesmo tempo que prioriza a qualidade, assim como também, por consequência, a PRESERVAÇÃO do meio ambiente em sua totalidade".
A iniciativa para debater questões referentes aos hábitos alimentares no atual contexto brasileiro, é extremamente relevante; no sentido que muitos se veem escravos dos famosos fast food, deixando de lado alimentos que, a longo prazo, poderão melhorar sua qualidade de vida.
O trabalho desenvolvido pela equipe da Escola Municipal Padre José Dilson Dórea foi muito interessante; e os resultados foram melhores ainda!
PROJETO ECONOMIA DE ÁGUA
A água é condição para a existência da raça humana no planeta Terra. No entanto, não é um recurso natural infinito, mas boa parte da população ainda não está ciente de que, contribuindo para a poluição e desperdício da água, está ajudando a extinguir a população humana do planeta.
Nesse sentido, o projeto "economia de água" procurou "despertar o espírito cidadão e a reflexão sobre a importância de evitar o desperdício da água em nosso dia a dia, conscientizando educandos, pais, responsáveis e a comunidade sobre a importância da economia de água".
PROJETO SAÚDE NA ESCOLA
O debate sobre saúde na atualidade é permeado por questões muito complexas. Ainda que tenha avançado significamente, a saúde ainda enfrenta alguns dilemas: falta de conscientização da população e a dificuldade de acesso á saúde pública de qualidade.
Com base nessa constatação, o projeto "saúde na escola" tem por objetivo "contribuir para que a comunidade escolar se sinta motivada a refletir sobre o significado da saúde e qualidade de vida discutindo sobre as causas e possíveis soluções para os problemas existentes na escola e na comunidade local, fortalecendo modos participativos, democráticos e públicos de fazer educação em saúde na escola".
PLANEJAMENTO CONSCIENTE
O consumismo se configurou com um dos "maus do século". A grande massa populacional consome de forma compulsiva, compulsão essa motivada pelo bombardeio de propagandas que criam a necessidade de se ter determinado objeto. A mídia, como grande propulsora deste fenômeno, não trabalha na contra-mão deste processo, mostrando de forma crítica o que significa consumir determinado objeto.
Com isso, o projeto "planejamento consciente" busca "despertar nos educandos a responsabilidade de serem consumidores conscientes", evitando excessos e desperdícios através da apresentação de alternativas para que isso não ocorra.
PROJETO FORMANDO LEITORES
Um dos grandes problemas que a escola enfrenta (e isso não é exclusividade da Escola Municipal Padre José Dilson Dórea) é o fato dos educandos não gostarem de ler e, consequentemente, não terem o hábito de leitura.
Isto acarreta uma série de outras defasagens, como a dificuldade de expressão escrita, um grande número de desvios ortográficos, entre outros.
Para isso, foi desenvolvido na escola o projeto "formando leitores" cujo objetivo é "estimular nos educando o gosto pela leitura, através da análise e compreensão das ideias do texto, buscando elemento básico e os efeitos de sentido, elevando o educando a observar, perceber, descobrir, refletir sobre o mundo e interagir com seu semelhante através do uso funcional da linguagem".