Projetos da Escola

Desde a sua fundação, a Escola Municipal Padre José Dilson Dórea tem desenvolvido inúmeros projetos. Esses últimos que têm exercido papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem; qualificando a prática docente frente às demandas postas pela realidade dos educandos.

Então, pessoal, este é o espaço onde vamos compartilhar algumas experiências, mostrando o magnífico trabalho dos professores e alunos desta Unidade Escolar.

PROJETO CULTURA AFRO-BRASILEIRA

O projeto de africanidade foi desenvolvido com a finalidade de "favorecer o desenvolvimento da expressão corporal, oral, e cultural dos educandos, através de momentos de interpretação (monólogos), coreografias , músicas, capoeira, poesias e a valorização estética negra, para ampliação dos conhecimentos e de propõe dar e conhecer através de demonstração culturais e de atividades teatrais e de interpretação alguns aspectos importantes do contexto da escravidão negra, ressaltando os valores que impulsionaram e orientaram a sua vida e a formação de sua identidade".

PROJETO CARNAVAL
 
Este projeto visava "desenvolver o tema Carnaval de forma interdisciplinar e inovadora, aliado aos recursos tecnológicos envolvendo educados e educadores, proporcionando uma nova visão de Carnaval sob prisma distintos".

Com essa diferente abordagem sobre o tema, os educandos puderam ampliar sua visão sobre as diferentes manifestações culturais do carnaval, o que incentivou o desenvolvimento da criatividade e inovação em todos os envolvidos neste processo.

Confiram os vídeos do nosso Carnaval:



PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O projeto "alimentação saudável" tinha por objetivo "promover  a   mudança  de   hábitos alimentares, conscientizando  os  educandos  professores , pais e  comunidade   sobre   a  importância  de  uma   alimentação    saudável para  o  melhor  desenvolvimento  da   qualidade  de   vida, considerando  a  praticidade  e  o   baixo   custo   dos   alimentos ,  ao  mesmo   tempo  que   prioriza  a  qualidade, assim  como   também,  por   consequência,  a   PRESERVAÇÃO   do   meio   ambiente  em  sua   totalidade".

A iniciativa para debater questões referentes aos hábitos alimentares no atual contexto brasileiro, é extremamente relevante; no sentido que muitos se veem escravos dos famosos fast food, deixando de lado alimentos que, a longo prazo, poderão melhorar sua qualidade de vida.

O trabalho desenvolvido pela equipe da Escola Municipal Padre José Dilson Dórea foi muito interessante; e os resultados foram melhores ainda!

PROJETO ECONOMIA DE ÁGUA



A água é condição para a existência da raça humana no planeta Terra. No entanto, não é um recurso natural infinito, mas boa parte da população ainda não está ciente de que, contribuindo para a poluição e desperdício da água, está ajudando a extinguir a população humana do planeta.

Nesse sentido, o projeto "economia de água" procurou "despertar o espírito cidadão e a reflexão sobre a importância de evitar o desperdício da água em nosso dia a dia, conscientizando educandos, pais, responsáveis e a comunidade sobre a importância da economia de água".

PROJETO SAÚDE NA ESCOLA

O debate sobre saúde na atualidade é permeado por questões muito complexas. Ainda que tenha avançado significamente,  a saúde ainda enfrenta alguns dilemas: falta de conscientização da população e a dificuldade de acesso á saúde pública de qualidade.

Com base nessa constatação, o projeto "saúde na escola" tem por objetivo "contribuir para que a  comunidade escolar se sinta motivada a refletir sobre o significado da saúde e qualidade de vida discutindo sobre as causas e possíveis soluções para os problemas existentes na escola e na comunidade local, fortalecendo modos participativos, democráticos e públicos de fazer educação em saúde na escola".


PLANEJAMENTO CONSCIENTE

O consumismo se configurou com um dos "maus do século". A grande massa populacional consome de forma compulsiva, compulsão essa motivada pelo bombardeio de propagandas que criam a necessidade de se ter determinado objeto. A mídia, como grande propulsora deste fenômeno, não trabalha na contra-mão deste processo, mostrando de forma crítica o que significa consumir determinado objeto.

Com isso, o projeto "planejamento consciente" busca "despertar nos educandos a responsabilidade de serem consumidores conscientes", evitando excessos e desperdícios através da apresentação de alternativas para que isso não ocorra.

PROJETO FORMANDO LEITORES

Um dos grandes problemas que a escola enfrenta (e isso não é exclusividade da Escola Municipal Padre José Dilson Dórea) é o fato dos educandos não gostarem de ler e, consequentemente, não terem o hábito de leitura. 

Isto acarreta uma série de outras defasagens, como a dificuldade de expressão escrita, um grande número de desvios ortográficos, entre outros.

Para isso, foi desenvolvido na escola o projeto "formando leitores" cujo objetivo é "estimular nos educando o gosto pela leitura, através da análise e compreensão das ideias do texto, buscando elemento básico e os efeitos de sentido, elevando o educando a observar, perceber, descobrir, refletir sobre o mundo e interagir com seu semelhante através do uso funcional da linguagem".